quinta-feira, 16 de abril de 2009

Personagens!



Pessoas... Homens e Mulheres... Crianças... Adolescentes... Idosos...

Passos lentos e passos apressados! Vozes graves e agudas.... vozes doces e agressivas... vozes agitadas e vozes que sussurram! Telemóveis que tocam, telemóveis que esperam uma chamada ou uma mensagem!

Pessoas... corpos que se afastam, corpos que se tocam ao de leve, corpos que colidem.... sombras que se misturam e difundem...
Pessoas que caminham numa trajectória definida... pessoas que se deslocam sem certeza do caminho que seguem! Sombras que dançam passos improvisados ao som da cidade!
Pessoas que sem saberem se cruzam todos os dias e outras que se "encontram" pela primeira vez!
Pessoas que vivem e que têm uma história diferente de todas as outras.... histórias que muitas vezes se tocam em mais de um ponto sem que tenham consciência disso.
Pessoas que desempenham cada uma vários papeis... mães, filhas, trabalhadoras, estudantes, namoradas, amigas, ...

Observo sentada enquanto passam e reparo que nenhuma delas (ou muito poucas) têm consciência da minha presença, da mesma forma que eu não teria se estivesse no seu lugar, mas hoje parei e sentei-me para ver!
As pessoas movimentam-se e eu observo-as como se de uma peça de teatro se tratasse em que cada um desempenha uma personagem nesta rua, neste cenário comum! Como se de uma encenação se tratasse em que todos foram colocados naquele espaço daquela forma por uma determinada razão!

Enquanto o meu olhar se perde, o meu corpo permanece activo, disponível, atento como se esperasse a deixa certa do guião para poder respirar fundo e entrar também para o palco!
Estou sentada, misturada com todos os actores e separada deles quando reparo que na ponta oposta está também alguém sentado em quem ninguém repara... ele olha, não sei se vê ou se observa mas tenho consciência do seu ser e por momento sinto que também me vê ali... talvez me veja como mais uma personagem, da mesma forma que eu o vejo como alguém à espera de uma oportunidade para entrar na encenação!

Penso em levantar-me mas não quero estragar o espectáculo, não quero perturbar a coreografia perfeita que se desenrola! Sei que assim que entrar neste palco continuarei a ser "invisível", no entanto estarei também eu a representar este quadro da vida real... sei que me diluirei e passarei também eu a fazer parte daquele enredo!

Gosto de pensar que todos os pequenos movimentos que efectuamos e as várias decisões que tomamos no dia-a-dia fazem parte de algo mais abrangente... de algo continuo! É como se cada um de nós enquanto actores representasse todos os dias várias personagens que se interligam.
Cada um contribui para a peça inconsciente da vida real. Cada comunidade possui os seus actores que desempenham várias personagens tendo cada um em determinado momento a oportunidade se de transformar no próprio encenador, coreografo, contra-regra, guionista,...

Não sei se esta minha "percepção" se deve apenas à saudade de me despir de todas as personagens que conheço e pisar um palco onde posso assumir uma personagem diferente, que de outra forma não conseguiria nem teria oportunidade.
A verdade é que gosto de observar uma peça diferente todos os dias, de participar nela e chegar a casa, deitar-me e por momentos deixar de representar, deixar de sentir, e apenas ser!

Gosto de desempenhar as minhas personagens e de as enriquecer a cada dia que passa! Gosto de as representar inconscientemente apenas vivendo!
Talvez seja esta a forma que encontrei de alimentar o vício do palco que não quer adormecer!

Just keep on... acting... living!

6 comentários:

irchadhm disse...

Eu acho é que andas a dar demasiado nos ácidos. mas daí pode ser só minha impressão...

mas de resto, tens de pensar que,observando todos esses "actores", pode-se perceber ou ter uma idéia ao de leve do que eles pensam, seja po andarem devagar como turistas ou rapidamente, como se estivesse na hora de ir buscar o miudo ao colégio. Quem anda de transportes tem essa percepção, bem como se por acaso apanhares o comboi, o autocarro ou metro à mesma hora, no mesmo sítio e tentares sentar-te sempre no mesmo lugar, acabas por te aperceber que afinal não és a única com os mesmos hábitos. no fundo, nós tb não deixamos de ser actores para os outros. Basta pensares na situação de há bocado: se ao te sentares sempre no mesmo sítio, se calhar alguém já reparou nisso, tal como tu reparas nos outros...

dark_wings disse...

é bem possível que os ácidos daquele túnel do lusco-fusco me estejam a deturpar as ideias lol!

Esse é sem duvida um exercício que faço todos os dias... sentar-me a observar o que se passa e tentar "criar" a história das personagens que me rodeiam...

é mais ou menos como irmos ao Wall Street e sentirmos-nos deslocados, no meio daquelas personagens e saber que algumas também se podem sentir deslocadas mas para nós não estão lol!

(temos definitivamente de deixar de passar no túnel lol)

_Purple Wings_ disse...

Tu queres é ver a minha nudez! E olha que nao é so naquela foto! há mais uma nudez e duas outras fotos! =P

Acho que cada um deve representar todos os dias do modo que achar melhor, da maneira mais fácil ou mais dificil, estando em cena ou estar simplesmente nos bastidores à espera da sua vez, ou mesmo que não entre, ao menos está lá, porque mais tarde ou mais cedo alguém lhe irá dar a deixa certa...nunca sem antes preparar a "maquilhagem" adequada para a cena que se segue. Tendo sempre atenção se o "figurino" está correcto e sem rugas ou nódoas, e se em cima da hora, na boca de cena nos depararmos com algo de errado nele o melhor a fazermos é tirar partido disso e criar uma história nossa para que todos os outros vejam como somos capazes de "improvisar" nesta vida.

Beijolas! =)***

Pedro disse...

Não precisas ser personagem nenhuma...basta seres tu própria...
Em última instância somos apenas nós que controlamos a nossa vida...só podemos fazer com que sejamos felizes...quanto aos outros...são personagens...

dólu-ti

Jo disse...

Maraaaa!!!
(Re)encontrei-te... isto é o que dá o photoblog ir fechar de vez e eu andar a 'salvar' as minhas links!!
E já vi que também tens dA, e vou adicionar-te lá que assim não te 'perco' outra vez (:
E vou mandar-te mail, claro..

Joana

Filipe Carmo disse...

Se conseguisse escrever assim...

:)

Muitos bons textos por aqui :D

(ex-sitacoes)